• Ponto T

o que é greenwashing?

Você já deve ter escutado o termo greenwashing ou lavada verde como dizem por ai, mas se ainda não ouviu pode ficar tranquilo que você já se deparou com ele sem sem saber.


Greenwashing nada mais é do uma "fake news" sustentável. É a palavra usada para descrever as propagandas que se apropriam do apelo ambiental de forma ilusória com a finalidade de promover e impulsionar vendas.


A sustentabilidade está em alta e muitas marcas estão usando isso para enganar seus consumidores e aumentar a lucratividade usando a onda verde.

Mas não é só a sustentabilidade que causa falsas propagandas por ai não, diversas empresas se apropriam de movimentos que estão em alta para de beneficiar, como por exemplo em julho quando teve o movimento #blacklivesmatter, muitas marcas postaram o quadrinho preto em seu perfil e dias depois foi criado um perfil chamado "moda racista" onde reunia relatos anônimos de casos racistas na moda brasileira por parte das marcas que inclusive postaram o quadradinho.


Ou seja, não será a primeira nem a última propaganda enganosa que você vai ver por ai.

E como saber se a propaganda é verdadeira?

Questionando, pesquisando sobre processos e transparências nos canais das marcas, se atentando nas etiquetas e embalagens, ficar atento a carência de resposta etc..




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Impactos da moda

Você sabia que a indústria da moda "tradicional" é uma das mais poluentes do mundo? Pois é, eu que sou formada em design de moda há 7 anos me deparei com essa informação há menos de 3 anos, então se v