• Ponto T

Fast fashion x Slow fashion

Hoje escutamos muito o termo slow fashion no mundo da moda, mas muitas pessoas ainda não sabem ao certo o que isso significa.

Você já sabe?


Vamos começar pelo Fast fashion; Fast = rápido, essa conceito surgiu com as grandes magazines e a necessidade dos consumidores de novidades a todo momento. O termo fast fashion foi dado sendo comparado a fast food, produção acelerada. Essa é a ídeia principal das marcas voltadas ao fast fashion, trazer novidades em tempo muito veloz acelerando o consumo.

Do outro lado está o slow fasion, um termo criado para ser o oposto ao consumo acelerado. Normalmente as marcas que trabalham com novidades em tempo bem menores também se preocupam nos tecidos que são utilizados para confeccionar e vendem peças mais atemporais e versáteis. O conceito principal é desacelerar o consumo por questões ambientais e sociais.


Já ouvi muitas pessoas falando que marcas de fast fashion estão mudando os seus tecidos e se tornando mais sustentáveis. Sim, a mudança de tecidos já é um ponto positivo mas isso não significa que ela deixa de ser enquadrada como tal. Se continua trazendo novos produtos de forma acelerada ainda é fast fashion.


E porque surgiu o movimento contrário ao fast fashion?

Simples, o consumo acelerado causa muitos danos ambientais. E existe uma cultura de preços baixos que faz com que a mão de obra não seja remunerada de forma justa, virando um ciclo sem fim. Muitas pessoas trabalhando em condições precárias, muita mercadoria indo parar no lixo ( maioria demora séculos para se decompor) e o planeta pagando essa conta.









0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Impactos da moda

Você sabia que a indústria da moda "tradicional" é uma das mais poluentes do mundo? Pois é, eu que sou formada em design de moda há 7 anos me deparei com essa informação há menos de 3 anos, então se v